quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Brasil

Brasil

Brasil, o teu amarelo é ouro roubado
São agora rostos amarelados
Sem esperança no futuro da nação
O teu verde é devastado
O teu azul desbotado
Teu branco manchado
Já nem se lê a frase absurda:
Ordem e Progresso
Num país sem sucesso
Sem amor, compaixão ou luta!

Nunca ouviram de minha favela
O grito da miséria
De um povo sofrido, calado e massacrado.
Que humilhante!
E o lixo que apodrece o esgoto e deixa tudo imundo
Traz a leptospirose e mata adolescentes, jovens e crianças a cada instante

Com preconceito e desigualdade
Conseguimos deixar ainda mais pessoas na margem da sociedade
Em teu seio
Ó precariedade!
Nas condições subumanas dos hospitais públicos
Deixa meu povo á beira da morte

Ó pátria da discriminação
Da exclusão
Salve, salve!

O Brasil de um sonho intenso
Virou um pesadelo infinito
Com a fome e a falta de oportunidade
A criminalidade cresce
E as crianças que não tem acesso á um bom ensino
Á margem do desespero
Simplesmente desaparecem.

Tu és gigante pela própria safadeza
Corrupção, governo ladrão...
Que vergonhoso!
Será que é o nosso futuro viver nesta decadência?
O meu povo se mata!
E entre outras mil és tu Brasil quem me desacata
Para os filhos de minha favela tu já viraste um canil!
Terra explorada e devastada!
Brasil!

Deitado eternamente
Morreu mais um inocente
Com uma bala perdida
Encontrada pelo o peito de um jovem que vive em um submundo
Sua mãe chora no abismo da América
Perdendo mais um filho para um cospe chumbo.

Em minha favela nem existe mais vida
Rostos tristonhos, sem sonhos e periculosos
Pra que sonhar numa selva de concreto e palafitas
Onde eu apanho da polícia
E fico totalmente de minha vida desgostoso

Ó pátria da corrupção
Do mensalão
Salve, salve!

Brasil nas tuas escolas nem tem um bom ensino
Somente professores querendo aumento e desestimulados
E se não investimos na educação destas crianças
Não podemos reclamar se formos assaltados
Mas se agimos com amor ficamos fortes
Dando prioridade as nossas crianças e nossa cultura
Podemos diminuir os índices das mortes

Minha terra, acorde!
Entre outras mil és tu Brasil quem tem que ser a mais forte
Para acabar com a sede, fome e morte
Tu tens que acordar Brasil!




Autor: Júlio Mesquita

4 comentários:

Unknown disse...

vichii que criitica destrutiiva do caraamba ;~~

sorte aê nos coments'

Anônimo disse...

seu blog esta muito bom viu meu miguxo, vc e muito especial pra mim ta...e so faça melhorar a cada dia viu


bjuxz ( Tiara)

Unknown disse...

Poxaa , seus textos me emocionaram sabia?!

Vc mostra toda a realidade do nosso país de um jeito que qualquer pessoa ficaria emocionada.

Adorei conhecer o seu trabalho , vc tem um grande potencial e batalha mt pelo que quer , por isso , nunca mude seu jeito Júlio!!

Vc é um ótimo escritor!

Bjaum^^

Mari disse...

Nossa amei seus poemas!!

Me emocionei com o do "Brasil"

Vc escreve muito bem um poema mais lindo que o outro!!
...é onde iremos parar com tantas desigualdades e preconceitos!!

adorei

bjão¹²³